Nova funcionalidade: Meu Delivery via Whatsapp

Agora você pode exibir e vender seus produtos no Portal do Consumidor para seus clientes através do Delivery por WhatsApp.

 


Como receber pedidos do seu delivery via WhatsApp?

Seus clientes irão acessar seu delivery no Portal do Consumidor, selecionar os produtos desejados e você receberá o pedido no seu WhatsApp com todas as informações necessárias.



Ativando meu delivery

Acesse o Companion (companion.com.br) com seu login e senha.

Clique em Ferramentas → Delivery.


Cadastrando a loja

Selecione a loja que você deseja configurar o delivery. Após, clique em  Gerenciar Delivery.


Gerenciando Delivery

É muito importante que você passe por todos os itens do menu lateral para que possa configurar o seu delivery.

Comece pelo Meu Delivery e vá seguindo na ordem.

Meu delivery

Em Meu Delivery é onde você irá preencher os dados da sua loja.

Coloque uma descrição legal para que seus clientes conheçam um pouco mais sobre o seu negócio..

O seu número de Whatsapp pode ser o mesmo que você já utiliza na sua loja, mas caso seja outro é só inserir em "Whatsapp de atendimento".

A URL do seu delivery já vem pré-definida com o nome do seu negócio, mas se você desejar alterar, é só editar no campo "URL Delivery".

Muitas vezes o endereço da loja física é diferente do endereço do delivery, por isso você pode preencher os dados do endereço em que o seu delivery se encontra. Esse endereço irá aparecer para o consumidor.
Cadastrando área de entrega

Após ter completado os seus dados em Meu Delivery, é hora de definir a sua área de entrega e as taxas de entrega, caso você tenha.

Clique no menu “Áreas de Entrega” para selecionar os bairros atendidos pelo seu Delivery.

Selecione os bairros atendidos e depois clique no botão verde “Adicionar locais selecionados”. Defina as taxas de acordo com cada bairro e clique em salvar.

Caso você precise editar ou excluir algum bairro, basta selecionar o bairro desejado.

Observação: Os bairros aparecem de acordo com a cidade de cadastro da loja, então caso não apareça algum bairro/cidade em que é realizada a entrega, procure pela cidade no campo “Outras áreas de entrega” para abrir os bairros e você selecionar.

Cardápio

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma categoria. Ela é o que separa os produtos por tipo dentro do seu cardápio. Ex: Saladas, Bebidas, Pratos.

Clique no botão "Criar categoria" e selecione o modelo desejado. O Delivery possui dois modelos: “Padrão” e “Pizza”. A categoria "Pizza" deve ser utilizada apenas se você deseja cadastrar pizzas. Para os demais produtos, utilizar a categoria "Padrão".


Categoria Padrão

Após criar a categoria, clique em "Adicionar Produto".

Complete as informações com o nome do produto, valor, foto e descrição. Sempre lembrando que quanto mais atrativa for a foto e/ou a descrição, melhor é, pois isso gera vontade de experimentação no consumidor.

Caso o produto tenha opção de complementos, basta clicar em “Exibir complementos” e depois em "Adicionar categoria de complemento". 

Coloque o nome (macro) dessa categoria de complemento, se ele é obrigatório (quantidade maior ou igual a um) ou não e a quantidade mínima/máxima que o consumidor poderá escolher. Depois clique em "Salvar".

Após isso, adicione os complementos desta categoria clicando em “Adicionar complemento”. Nessa etapa, você vai colocar o nome do complemento, valor (caso tenha um adicional) e uma descrição, se desejar. Ex: o refrigerante sabor laranja custa R$ 2,00 a mais que os outros, então é aqui que você vai colocar esse valor.

Caso queira editar, basta clicar nos locais indicados com "Editar", fazer as alterações desejadas e depois clicar em "Salvar" (nunca esqueça de salvar).

Se você deseja pausar alguma categoria, é só clicar em "Pausar". Isso vai fazer com que toda a categoria não fique mais disponível para o consumidor. O mesmo vale para produto, categoria de complemento e complemento. Isso é muito utilizado quando um produto específico acaba, pois você não precisa excluir para precisar cadastrar novamente, basta pausar. A hora que tiver em estoque novamente, é só clicar em "Disponibilizar".

Repita esse mesmo processo para cadastrar os outros produtos no seu Delivery.

Categoria Pizza

Após criar a categoria "Pizza", você já vai ver que o sistema vai criar os itens de "Tamanhos", "Bordas e massas" e "Sabores".

Clique em "Adicionar tamanho" para cadastrar os tamanhos de pizza que você vende. Defina um nome para o tamanho a ser cadastrado (exemplo: broto), uma foto e quantos sabores esse tamanho aceita. Depois clique em "Salvar".

Importante: se a pizza aceita até quatro sabores, selecione todas as opções.

Depois, adicione as bordas e massas que você tem disponível, além do preço de cada uma. Caso você não cobre a mais por ter uma massa integral, por exemplo, é só preencher o campo "Preço" com um zero.

Por último, mas não menos importante, cadastre os sabores. Cada sabor deve ter um nome, uma descrição e um valor para cada tamanho cadastrado anteriormente (por isso os tamanhos devem ser cadastrados primeiro). Depois clique em "Salvar".

Assim como na categoria "Padrão", você pode pausar tanto a categoria "Pizza" inteira quanto os "Tamanhos", "Bordas e massas" e "Sabores" e o que você cadastrar dentro de cada item desses.

Formas de pagamento

Agora é preciso definir quais são as formas de pagamento que você aceita. Para isso, basta selecionar as opções e clicar em Salvar. Pronto!


Horários de Funcionamento

Para cadastrar o horário de funcionamento do seu delivery, clique no menu com esse nome.

Depois, clique no dia da semana que você deseja cadastrar o horário.

Selecione o horário de abertura e fechamento da loja. Depois clique em “Salvar”.

Caso você abra em outro horário no mesmo dia, é só repetir o passo anterior selecionando novamente o dia da semana e cadastrar a nova hora de abertura e fechamento.

Repita o cadastro dos horários em todos os dias em que o delivery irá funcionar.

IMPORTANTE! Se o delivery funcionar durante a madrugada, coloque o horário de fechamento de um dia às 23:59 e o horário de abertura do próximo dia às 00:00.

Opções de Entrega

Aqui é onde serão cadastradas as informações de "Pedido mínimo" e "Tempo de entrega em minutos".

O tempo de espera aparecerá para o consumidor, ele já vem preenchido com uma sugestão de 20 minutos, porém é imprescindível que você ajuste essa informação de acordo com a sua operação de delivery, além de colocar uma sobra (minutos a mais) para não gerar expectativa errada no consumidor.

Finalizando a Ativação do Delivery
Agora que você já fez as configurações, volte a tela inicial de configuração do delivery e clique em “Ativar delivery"



Aparecerá a tela para confirmação de ativação, clique em “Ativar”

Pronto!! Seu delivery está pronto para receber pedidos. Divulgue o endereço do seu fidelidade e boas vendas!