Como fidelizar os clientes do Ifood, Rappi e Uber Eats?

Agora você pode pontuar as compras realizadas pelos seus clientes via Ifood e/ou Rappi e fidelizá-los

Neste artigo você verá:

Como o consumidor faz para pontuar?

Como validar manualmente a pontuação solicitada pelo seu consumidor?

Como validar automaticamente a pontuação solicitada pelo seu consumidor?

 

Uma das formas mais práticas de pedir comida é através do delivery. Você com certeza tem clientes que sempre pedem no delivery, mas foram poucas vezes sua loja física, não é mesmo? Que tal fidelizá-los para que você possa se comunicar, fazer promoções, saber o perfil de cada cliente, etc?

Sabemos que as plataformas de delivery como Ifood e Rappi pararam de fornecer o telefone dos consumidores e, por isso, nós pensamos numa ferramenta para te ajudar! Com a pontuação do delivery, seu cliente poderá pontuar a cada compra. Veja abaixo como funciona a pontuação.

 

Para você começar a pontuar seus clientes do delivery, basta você solicitar uma uma arte com esta abaixo, feita exclusivamente para a sua marca. Ela deverá ser impressa (pode ser na sua impressora de casa ou em uma gráfica) e enviada junto à embalagem de cada pedido do consumidor. 

1-5

Nela estarão disponíveis a logomarca do seu restaurante, um espaço para o preenchimento do número do pedido (muito importante!), além de um link e um QR Code que direcionam o seu cliente automaticamente à página de registro do pedido.

É muito importante que a sua operação comece a anotar o número do pedido dentro do local sinalizado na arte personalizada que você irá receber.

Outra coisa importante é avisar os seus clientes que agora os pedidos deles via Ifood e Rappi também serão pontuados! Para isso, faça um comunicado utilizando os seus créditos* de e-mail e SMS.

*Confira se o seu plano possui pacote incluso ou adquira créditos.

Como o consumidor faz para pontuar?

Para o seu consumidor fazer a pontuação do delivery, ele pode acessar o QR Code, conforme mostra na embalagem do pedido ou acessar diretamente pelo portal de fidelidade. Abaixo explicamos como.

Se o seu cliente não validar as compras em até 14 dias após a data do pedido feito no aplicativo de delivery, as pontuações serão reprovadas. É importante deixar ele ciente desse prazo!

  1. Para acessar a área de pontuação do delivery, o seu cliente precisa acessar o portal de fidelidade e clicar em Pontuar, conforme imagem abaixo.
  2. O sistema irá abrir uma tela para que as informações da compra sejam inseridas. Nesse momento o consumidor irá selecionar qual é o sistema de delivery que ele efetuou a compra.
  3. Após isso, ele precisará informar o Código do pedido e o Valor total da compra. Ele precisa inserir o valor do produto somando com a taxa de entrega.
  4. Finalizando a inserção dos dados, basta clicar em Pontuar para que o sistema receba os registros da pontuação.
  5. Pronto! Agora esse cliente fez a solicitação da pontuação no seu programa de fidelidade e você poderá fazer a análise e aprovar ou reprovar os pontos. 

Como validar manualmente a pontuação solicitada pelo seu consumidor?

Assim que o seu consumidor fizer a solicitação da pontuação, o sistema irá registrar  dentro do Companion. Para você validar as pontuações de forma manual, siga os passos abaixo.

Se você não validar as compras em até 14 dias após a solicitação do seu consumidor, as pontuações serão reprovadas. Fique atento para que seu cliente não perca pontuação!

  1. Clique em Ferramentas e selecione a opção Pontuações Delivery.
  2. Na tela que abrir você verá a listagem de todas as pontuações que estão disponíveis para análise. Você poderá ver quem são os clientes que solicitaram a pontuação, a data de solicitação, por qual delivery que o cliente fez o pedido, o número do pedido, o valor total da compra e a quantidade de pontos que o cliente irá ganhar com a aprovação da pontuação solicitada.
  3. Clique em Aprovar, para que a pontuação seja computada para o seu cliente. Ou clique em Rejeitar para que o sistema não conceda essa pontuação.
  4. Assim que clicar em Aprovar, o sistema irá solicitar o nome da loja para creditar a pontuação. Selecione a loja e clique em Pontuar.
  5. Feito isso a pontuação será creditada no perfil do seu consumidor e ele já poderá usufruir dessa pontuação. Além disso ele irá receber um e-mail avisando que ganhou pontuação.

Como validar automaticamente a pontuação solicitada pelo seu consumidor?

Caso você tenha muitas pontuações para serem aprovadas e você não quer fazer uma à uma, você tem a opção de validar elas de forma automática. Essa validação acontece da seguinte maneira:

Se você não validar as compras em até 14 dias após a solicitação do seu consumidor, as pontuações serão reprovadas. Fique atento para que seu cliente não perca pontuação!

  1. Baixe a planilha dos pedidos do gestor Ifood ou Rappi.
  2. Confira se as informações da listagem de pedidos da sua loja são as mesmas do modelo de importação. Não são as mesmas? Assista a esse vídeo e veja como atualizar para o padrão aceito no Companion.
  3. Depois de conferir todos os dados, importe a planilha no Companion. Para isso clique em Ferramentas e selecione a opção Pontuações Delivery.
  4. Na tela que o sistema abrir clique em Carregar planilha com pedidos.
  5. Selecione qual será a loja que constará o registro dos pontos.
  6. Na sequencia selecione a planilha com a listagem das pontuações.
  7. O próprio sistema irá conferir as solicitações dos clientes, vai comparar quais são os números de pedidos e se os valores coincidem.
  8. Caso o sistema encontre os mesmos números de pedidos E os mesmos valores, ele irá registrar a compra e pontuará o consumidor na sua loja. Ao final da importação o sistema mostrará o resultado da importação.Veja abaixo o que significa cada status da importação:
    • Compra aprovada e pontuada: significa que o sistema identificou corretamente os dados da planilha e a pontuação foi validada;
    • Compra negada: nesse caso, o cliente solicitou a pontuação com mais de 14 dias após o pedido feito no delivery ou a aprovação das pontuações foram feitas com mais de 14 dias após a solicitação do consumidor;
    • Compra cancelada: a pontuação não será registrada, pois na planilha de importação consta como pedido cancelado;
    • Compra inviável de processar: quando os dados da planilha não estão conforme consta no sistema.
  9. Caso, as compras tenham sido aprovadas, a pontuação será creditada no perfil do seu consumidor e ele já poderá usufruir dessa pontuação. Além disso ele irá receber um e-mail avisando que ganhou pontuação.

Confira esse vídeo explicando o passo a passo da pontuação via delivery.

Design sem nome (1)

E aí, curtiu?

Qualquer dúvida que você tiver, entre em contato com a gente pelo chat do Companion Web