Painel de Comportamentos Incomuns: o que é e como usar

Este artigo explica mais sobre o Painel de Comportamentos incomuns

O Painel de Comportamentos Incomuns foi desenvolvido com o intuito de prevenir fraudes e dar mais visibilidade e autonomia para você, nosso cliente. Nele é possível configurar critérios de bloqueio automático e/ou ações que a sua marca considera suspeitas e depois visualizá-los em uma lista completa de usuários bloqueados e usuários com comportamentos suspeitos 😊  

Como acessar o painel

Como configurar o painel

Lista de clientes bloqueados

Lista de clientes com comportamentos suspeitos

Como acessar o painel

  1. No Companion Web clique em Ferramentas e depois em Base de Clientes.
  2. Assim que o sistema abrir a base de clientes, clique em Comportamentos Incomuns.
  3. Você será direcionado para outra página. Nela você verá duas abas: uma para listar clientes suspeitos e outra para clientes bloqueados, além da opção de configuração do painel e um campo para buscar pelos clientes.

Como configurar o painel

  1. O primeiro passo para poder utilizar o painel é fazer as configurações dos critérios de comportamento. Para isso clique em Configurações.
    Atenção: Apenas quem pode fazer essa configuração são usuários com o perfil de Gerenciamento da Marca, e os critérios devem seguir as diretrizes da marca. 
  2. Ao abrir a página de configurações, você notará duas seções. Uma para configurar o bloqueio automático e outra para configurar os clientes suspeitos.
    Cada seção (bloqueio automático ou clientes suspeitos) pode ser configurada utilizando 3 critérios: 
    • Número de compras no dia;
    • Número de compras na semana;
    • Valor total gasto no dia.

    Todos os critérios são opcionais, ou seja, você pode utilizar somente 1 critério ou combinar mais critérios. Também é possível optar por configurar apenas o bloqueio automático ou então só os comportamentos suspeitos ou utilizar os dois juntos.
  3. Para configurar os critérios, marque os que valerão como regra e no campo do valor defina qual será o critério para que o consumidor entre para lista de bloqueados ou suspeitos.
  4. Assim que finalizar as configurações clique em Salvar.Note que no exemplo da imagem acima, foi configurando tanto os critérios para bloqueio quando para clientes suspeitos, porém na seção de bloqueio automático somente 2 critérios foram marcados para valer como regra da marca. 
  5. É interessante configurar os critérios de comportamentos suspeitos mais brandos que os critérios de bloqueio automático, pois são comportamentos que fogem do padrão, mas não são - necessariamente - fraudes. 

 


Lista de clientes com comportamentos suspeitos

A finalidade da listagem de Suspeitos é detectar comportamentos incomuns, que podem ser incorretos. Esses usuários não são bloqueados, apenas sinalizados para que seja tomada uma decisão a respeito, podendo ignorar a suspeita ou bloquear o usuário de fato.


Lista de clientes bloqueados

Usuários que se enquadrarem nos critérios de bloqueio automático, serão bloqueados automaticamente e não conseguirão mais interagir com o Clube de Benefícios. O usuário com o perfil de Gerenciamento da loja ou marca pode decidir desbloquear esse cliente, se desejar. 

Nessa listagem também é possível acompanhar os bloqueios feitos pela tela de clientes suspeitos, quanto os que foram solicitados via Suporte ou para o seu Consultor.



Dica:

Em ambos os casos é possível analisar o caso com mais profundidade, verificando os dados de todas as compras relacionadas ao caso.